Blocos Econômicos
- Priciéle
- 19 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.
Existem alguns tipos de blocos:
Zona de preferências tarifárias: é um passo inicial de integração entre os países, de forma que esses adotam apenas algumas tarifas preferenciais envolvendo alguns produtos, tornando-os mais baratos em relação a países não participantes do bloco. Exemplo: ALADI (Associação Latino-Americana de Integração).
Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial. Exemplos: NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), CAN (Comunidade Andina), entre outros.
União Aduaneira: trata-se de uma zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma tarifa que visa taxar os produtos advindos de países não membros dos blocos. Dessa forma, além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países-membros, a União Aduaneira ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros. Exemplo: Mercosul (Mercado Comum do Sul). A TEC, nesse caso, é adotada apenas entre os seus membros efetivos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).
Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional.
União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes.
Tanto quanto existem os tipos de Blocos Econômicos, também existem os principais Blocos e eles são:
MERCOSUL (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela).
União Europeia (Alemanha, Franca, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Portugal, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Áustria, Finlândia e Suécia).
NAFTA (México, Estados Unidos e Canadá).
COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES- Pacto Andino (Peru, Bolívia, Equador e Colômbia).
APEC (China, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, Filipinas, Brunei, Indonésia, Tailândia, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Peru, México, Canadá, e Papua Nova Guiné).
Comments